Sobre a Revista
A Revista de Estudos Urbanos e Territoriais IBU é uma publicação digital de acesso aberto, promovida pelo Instituto Boliviano de Urbanismo (IBU), sem fins lucrativos. Seu principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento do urbanismo na Bolívia por meio da publicação de pesquisas interdisciplinares que abordem fenômenos urbanos e territoriais de diversas perspectivas, como geografia, sociologia, planejamento, arquitetura, economia, história e ciências políticas. Os artigos apresentados na revista são avaliados por meio de um sistema de revisão por pares cega e abordam temas como mobilidade, meio ambiente, gentrificação, governança e desigualdade espacial, entre outros. A revista convida cientistas e especialistas em ciências sociais e transdisciplinares a submeter suas pesquisas.
Os temas abordados nesta revista estão ligados a fenômenos e processos urbanos e territoriais, que podem ser analisados a partir da geografia, sociologia, planejamento, arquitetura, economia, história e ciência política, etc., assim como diversos campos disciplinares e interdisciplinares que se concentram na produção do espaço. Dessa forma, são convocadas contribuições que tratem de temas como mobilidade socioespacial; meio ambiente, biomimética e agricultura urbana; gestão de dados territoriais, tecnologias e energias para a transição urbana; governança, participação cidadã e planejamento territorial; habitat, moradia e espaços públicos; multilocalidade e integração urbano-rural; turismo sustentável, patrimônio territorial e educação urbana; gentrificação e desigualdades espaciais, entre outros. A revista prioriza debates Ibero-Americanos e do Sul Global, no entanto, contribuições de outras localizações e formações sociais são bem-vindas. Assim, convida-se cientistas e especialistas em ciências sociais, humanas, ambientais e transdisciplinares, aplicadas e técnicas, a apresentar manuscritos conforme as seguintes características.
Formato geral das submissões
Serão aceitos textos com extensão de 5 mil a 9 mil palavras no máximo (em espanhol, inglês ou português). Esses textos devem conter no mínimo 15 referências bibliográficas citadas. Os textos enviados serão agrupados nas seguintes seções: artigos científicos, especiais temáticos (para convocar pelo menos 6 artigos sobre um problema), resenhas (comentários sobre livros científicos recentes) e relatórios sobre política pública (policy brief). Os textos recebidos para as seções de artigos científicos e o especial temático serão avaliados pelo comitê científico e por pares cegos. Os textos recebidos para as seções de resenhas e relatórios sobre política pública serão avaliados diretamente pelo comitê científico da revista. Todos os textos devem ser originais e não estar publicados (total ou parcialmente) em outro meio virtual ou impresso. Também não devem estar em processo de avaliação simultânea para outras publicações. O modelo de formato dos textos (tamanho de página, fontes, margens, títulos, subtítulos, figuras e tabelas) está nos seguintes links: artigo, especial temático, resenha e relatório sobre política. As citações e referências bibliográficas devem seguir as normas APA (7ª edição) em espanhol (ou inglês, se aplicável). Para as citações, pode-se consultar a página: https://normas-apa.org/citas/ e para as referências esta: https://normas-apa.org/referencias/.